Temas relacionados à saúde mental têm ganhado cada vez mais espaço em ambientes corporativos, e isso se dá ao grande aumento do número de casos de burnout e outras doenças ligadas ao esgotamento psicológico e condições de trabalho que não atendem mais às expectativas dos colaboradores. Falar sobre saúde mental ainda é visto como um tabu, principalmente no ambiente de trabalho onde o tema, muitas vezes, não é abordado ou só é comentado em datas específicas.
Com a criação de datas voltadas ao tópico de saúde emocional, isso traz uma oportunidade para o setor de Recursos Humanos (RH) das organizações repensar e avaliar se as políticas da empresa e as condições de trabalho estão alinhadas com a preservação da saúde, integridade física e psicológica de seus colaboradores. No entanto, a atenção a esse tema não deve ser dada apenas em uma data pontual e sim, devem ser criados programas e políticas internas que visam sempre proporcionar um melhor ambiente de trabalho, seguro psicologicamente e aberto para compartilhar experiências e tratar todos os assuntos, sejam esses simples ou mais delicados. O tema da saúde mental precisa ser levantado pelo setor de RH em conjunto com a liderança da organização para que seja criado um plano claro e executável de curto e longo prazo.
Exigências além do esperado, jornadas muito longas de trabalho, sempre trabalhar sob pressão em excesso são aspectos que geram ansiedade em demasia e, quando não é bem gerenciada, podem resultar na desmotivação, afastamento por necessidades médicas e até evasão voluntária do colaborador. Assim, o bem estar do trabalhador impacta diretamente na permanência e performance dele dentro da empresa, estudos apontam que pessoas felizes ou que se sentem bem no ambiente de trabalho tendem a ser mais produtivas, empenhadas a dar o seu melhor e “vestir a camisa da empresa”.
Existem algumas práticas que podem ser adotadas pelo setor de RH e ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) para promover o tema dentro das organizações, que são:
A revelum oferece soluções de RH, trazendo propostas atualizadas e adequadas a diferentes demandas do mercado de trabalho. Ficou interessado? entre em contato conosco.
Texto criado por Amanda Silva – estagiária revelum, entusiasta por pesquisa e desenvolvimento