3 dicas simples para diminuir resistências diante de mudanças

Por que algumas pessoas travam diante de mudanças?

É claro que existem “milhares” de autores e métodos relacionados à gestão da mudança ou como lidar com esse grande desafio, mas, indo direto ao ponto – para você não desistir da leitura no meio do caminho – existem 3 fatores primordiais que fazem com que as pessoas resistam tanto em mudar. E, resolvendo isso, a mudança pode ocorrer de maneira mais leve. Aqui vão eles:

  • A falta do PORQUÊ – muitas pessoas não mudam quando não sabem o porquê de mudar. É necessário haver uma INSATISFAÇÃO com a situação atual. Exemplo: estou mudando de casa para um apartamento, porque estou insatisfeito com a segurança no meu bairro. 

    Outro exemplo: estou mudando meu comportamento agressivo no trabalho, porque eu percebi que ele não me ajuda a atingir meus objetivos profissionais na empresa;

  • Não enxergar O QUÊ – reflete a falta de PERSPECTIVA sobre o que seremos quando passarmos por esse processo de mudança. Exemplo: estou insatisfeito com o meu emprego atual, penso em mudar, mas não sei para qual empresa ou área desejo ir, então eu “travo” porque me falta uma visão clara de onde eu quero chegar ou estar;

  • Não saber COMO – quais são os passos e ações necessários para a mudança acontecer. Como você vai fazer para que essa mudança aconteça?! Exemplo: estou insatisfeito com os resultados da organização, e sei que temos que aumentar os resultados em 25% neste ano, mas se eu não sei como fazer isso, eu não consigo sair do lugar. Então, todo “como” deve ser organizado em um plano de ações com prazos e responsáveis.

Ou seja, não adianta você estar insatisfeito e querer mudar sem saber aonde quer chegar, ou como percorrer esse caminho. Os 3 fatores são fundamentais para que a mudança seja bem sucedida. A falta de um deles compromete a mudança a ponto de inviabilizá-la. Portanto, em qualquer mudança em sua vida pessoal ou profissional, em sua equipe ou sua empresa, tenha clareza do PORQUÊ essa mudança é importante, do O QUE vai ser o novo cenário pós mudança e COMO vai fazer essa mudança acontecer. Faz sentido?